Construção

Da Faria Lima à USP, prédio…
Edifício de apartamentos será entregue nos próximos meses; além de projetos corporativos diversos, universidade e escola de elite aderiram ao material em novas construções. Por:...
Por: Revista O Empreiteiro, Ano 63, Jan. – Fev. 2025, N° 599.
A equipe da revista O Empreiteiro visitou uma novidade no Estado de São Paulo, que também é inédito no Brasil: um prédio com estrutura construída em madeira engenheirada e, todas elas, coladas, sem uso de parafusos. A visita, realizada no início de fevereiro, foi para conhecer as obras do Inspiration Center da Henkel, fabricante global de adesivos e revestimentos industriais e de consumo, que vem sendo construído em Jundiaí-SP. As obras dessa nova sede da Henkel iniciaram em abril de 2024 e deverão ser concluídas até o terceiro trimestre deste ano.
Segundo a empresa, neste modelo de centro que une a fábrica, laboratório, desenvolvimento e o administrativo integrados, só existem apenas outros dois no mundo, um na Alemanha e outro na China. Em Jundiaí, no projeto brasileiro, são dois prédios com estruturas diferentes: sendo um construído em concreto pré fabricado tradicional, e o outro construído totalmente em madeira engenheirada (MLC).
A madeira engenheirada – um material sustentável que reduz significativamente os resíduos de construção e de água – é colada e tratada com adesivo de última geração Loctite Pro Bond HBX de segunda geração resistente a fogo, um dos produtos da própria Henkel. O Inspiration Center será mais uma sede da empresa no Brasil que, após a conclusão das obras, passará a ter duas plantas no país: Jundiaí e Itapevi.
Segundo Pedro Bueno, Gerente Técnico LATAM da Divisão Madeira Engenheirada, e Rubens Castro, Gerente Comercial Brasil Divisão Madeira Engenheirada, da Henkel, a estrutura em madeira engenheirada, com o uso de lajes Pi híbridas (vigas de madeira alinhadas lado a lado que suportam uma laje mais fina de concreto) permite uma estrutura mais leve e esguia (70 a 80% mais leve que o convencional), de rápida execução e montagem, baixo uso de água, pouco ruído e baixíssima geração de resíduos e entulho.
Já o prédio construído em concreto (laboratório de desenvolvimento e testes) também terá a madeira engenheirada presente, mas como elemento arquitetônico que integra o prédio técnico e o administrativo.
O empreendimento possui, também, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, além de painéis solares, energia limpa e sistemas de reutilização de água – elementos que fazem parte de um conceito sustentável e tecnológico da Henkel.
O projeto e engenharia foram desenvolvidos pela Athié/Wonrath com o uso de ferramentas BIM o que permitiu a total visibilidade e integração dos projetos mecânico, hidráulico e elétrico. A Crosslam forneceu a madeira engenheirada e as lajes híbridas.
O projeto do novo centro de inovação da Henkel, no Brasil, localizado na cidade de Jundiaí – SP, e que será o primeiro prédio corporativo construído em madeira engenheirada do País, é composto de elementos de pilares e vigas principais de madeira laminada colada (MLC), paineis de CLT e lajes em tecnologia híbrida de MLC e concreto armado, as quais chamamos de lajes π. É a primeira vez que o sistema híbrido de lajes π é estudado, testado e aplicado no Brasil. E pode ser compreendido como o que há de mais moderno no contexto das soluções em madeira engenheirada aplicada em prédios corporativos pelo mundo.
A definição desse elemento no partido estrutural do projeto teve como principal objetivo viabilizar o layout para uso de escritórios corporativos, garantindo ao mesmo tempo eficiência estrutural e controle vibracional adequados a esse tipo de edificação. Graças à implementação das lajes π, foi possível otimizar o grid de pilares, aumentando os vãos livres e favorecendo a flexibilidade na disposição dos ambientes internos. Essa escolha estratégica também assegurou que os parâmetros técnicos e financeiros estabelecidos para o empreendimento fossem atendidos, reforçando a eficiência e racionalidade do projeto.
Uma característica importante deste projeto é o uso da matéria-prima eucalipto em todos os elementos estruturais. O eucalipto é bastante abundante nos maciços florestais plantados no país. É uma matéria-prima poderosa por ser uma espécie de hardwood. Ou seja, é um material com alta resistência estrutural. Além disso, também é uma espécie considerada como madeira impermeável, o que garante sua boa performance ao longo do tempo. Isso traz um perfil único para o projeto. Abre portas para o uso desta matéria-prima não só em outros projetos no Brasil, de mesmo porte, como também pelo mundo.
A conexão entre peças também é um importante aspecto de inovação na obra. Ligações entre pilares, entre peças da escada em CLT e entre o MLC e o concreto armado nas lajes π foi executada com adesivos estruturais da Henkel, consolidando a sinergia entre as duas empresas na aplicação de tecnologia de ponta para o segmento.
As lajes π, além disso, passaram por um rigoroso processo de testagem e prototipagem nos Laboratórios de Estruturas da Universidade de São Paulo, em São Carlos. Esse esforço assegurou o desempenho esperado do elemento híbrido, que representa um avanço significativo para a industrialização da
construção em madeira no Brasil. A implementação desse sistema na nova base da Henkel não apenas sinaliza confiança no know-how da CROSSLAM, mas também aponta para uma mudança na maneira como se projeta e constrói no país.
A CROSSLAM ressalta ainda outros projetos desafiadores, além da base da Henkel. Outras obras emblemáticas, como a nova unidade do Colégio Santa Cruz, o Centro de Treinamento do Redbull Bragantino, o Aeroporto de Ribeirão Preto e as instalações logísticas da Brookfield, reafirmam a capacidade da empresa de entregar soluções inovadoras e de alto desempenho, consolidando a madeira engenheirada como uma alternativa viável e sustentável para o presente e o futuro da construção civil brasileira.
Construção
Edifício de apartamentos será entregue nos próximos meses; além de projetos corporativos diversos, universidade e escola de elite aderiram ao material em novas construções. Por:...
Construção
Construtoras se especializam em um tipo de material pré-fabricado que permite agilizar a obra e reduzir a emissão de carbono Por Ana Flávia Pilar –...
Construção
Por: Valor Econômico, em 17/03/2025. O investimento tem como objetivo reduzir o impacto ambiental na construção civil, setor responsável por 37% do total de emissões...